terça-feira, 2 de setembro de 2014

A ingratidão das datas

As datas são muito ingratas!
Marcadores do tempo, tal e qual como um murro no estômago.
Como estas, no cabeçalho de cada post, que me acusam de não escrever desde Março.

Março....
E ponho-me a pensar e Março foi o mês que antecedeu ao retrocesso, se assim lhe podemos chamar, da miúda e desliguei-me de tudo.A vidinha do dia a dia passou a outros contornos.
Depois da Páscoa a angustia perante a escola foi quase maior que a do início do ano.
Foi a outro nível, um bem mais desesperante que o do choro compulsivo a cada início de manhã.
Foi fisiológico: passou a vomitar a cada almoço!
Soube por ela, que ninguém me disse.
Esperei mais de uma semana, a ver se alguém me chamava para me alertar sobre o que se passava e nada!
E era aquela "A" escola!!!
A cada dia que ela me dizia que o almoço não tinha corrido bem porque ou tinha vomitado, ou tinha cuspido, eu fervia (fervia perante a escola e as pessoas que deveriam dar a cara e exasperava por ela)
Quando me fartei e procurei a auxiliar que os acompanhava no almoço, falou-me com ligeireza, "é normal e isso passa" - não passou, "é fita", disseram noutra altura - e não passou
Não sabemos e nunca saberemos o que foi realmente, mas passámos e pensamos em tudo: fita, birra, finca pé por querer ir a casa como algumas das amiguinhas (coisa impossível de se fazer dados os  desespero perante a horários)... angústia!...
A professora também não sabia, fui eu, num e-mail enviado numa noite depois de a deitar, tal era o meu desespero nessa hora, que já só queria saber se o problema era só no almoço ou também na sala, e a educadora passou a acompanha-la ao almoço, percebeu que ficava realmente angustiada.
Estava bem na aula e assim que avisava que eram horas de arrumar para ir lavar mãos para o almoço, ela mudava de cor, ficava branca e agarrava-se à barriga
Angústia!
Nunca ninguém conseguiu que dissesse o que se passava, nunca lhe conseguimos "arrancar" nada mais que queixas dos berros, comentários que as auxiliares faziam a um coleguinha que também vomitava ao almoço e respectivos castigos...
De repente o nosso dia-a-dia passou a focar-se no almoço dela e na tentativa (vã) de ultrapassar o que quer que fosse que desconhecíamos.
Nunca aconteceu!
Mas deixou de vomitar quando me impus perante a escola e disse que preferia que ela ficasse só com a sopa, fruta e um pão que levava, do que vomitar tudo!
Acabou o ano lectivo com o mesmo peso com que começou e isto depois de ter ganho algum, à força de papas cerelac!
(numa criança de percentil de peso 20 para 75 de altura não foi nada bom)
Em Junho pediu-nos para não ficar naquela escola.
Uma criança chegada às amigas preferir abdicar delas e mudar de escola diz tudo!
E era aquela "A" escola!!!
A escola de que todos falavam bem. A escola pela qual esperamos por vaga, A escola onde julgávamos que ela faria a sua pré e primária. A escola de que todos falavam bem...
Em Julho, ainda os resultados das colocações das crianças não tinham saído, já nós entregávamos o pedido de transferência de escola.

O ano lectivo está quase a começar e o medo espreita, a barriga enche-se de borboletas e o estômago aperta, mas acredito numa coisa:
- Desta vez, vai correr bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário