terça-feira, 1 de outubro de 2013

Essa "coisa" chamada escola

Vencido o estado de excitação inicial, aquela ansiedade boa e alegria no começo, que a deixava a sorrir e sem sono, com um "estou demasiado agitada para dormir", chega agora a angustia e o choro...
Quando aos 5 anos se vai por primeira vez para a escola tudo a espera.
É um mundo novo, todo ele diferente do conforto que tão bem conhece.
As expectativas eram altas e tendo o ballet como referência, que adora, foi o mais delirante e entusiasmada possível, deixando-nos boquiabertos com tal felicidade!
Até o almoço, que tanto nos assustava, correu lindamente
Mas com o correr dos dias aquele sorriso, o mais lindo sorriso do mundo, foi-se apagando, dando lugar a uma tristeza que dá dó!
E o choro chegou e, tal como a chuva destronou o sol, este roubou o lugar dos sorrisos e a minha filha parece aquele outono feito de chuva e dias cinzentos, ao invés do outono de folhas secas, de cores quentes, em pilhas que se pisam alegremente entre gargalhadas estridentes.
Não gosto de a ver assim e o pior é aquele olhar incrédulo quando lhe dizemos que a escola é um lugar onde ainda se vai divertir muito e não há abraço nem beijo nem sorriso que a demova e convença!
Bem sei que ainda só passaram quinze dias, mas já provou comidas que não gostou e que a forçaram a comer, já vomitou, tal era a angustia, já lhe caíram garotos em cima, que o escorrega é uma selva e os meninos são muito índios, e com o choro já a chamaram de chorona, coisa que a magoou imenso...
Dizem-me e ela confirma pelo que conta que até gosta das actividades e do correr do dia mas, suspiro e guardo o coração cá dentro, quando gostava de lhe poder ajudar a segurar o dela...
Espero por dias de sol, e que tragam os sorrisos de volta. Enquanto espero que ela se permita a ser feliz...

4 comentários:

  1. custa ;) a minha mini também gosta sempre da primeira semana de regresso mas depois começa a achar que já chega :) são reacções normais, vais ver que mais para a frente já vai ter motivos para querer ir (a quem é que apetece sair com esta chuva? :D)

    ResponderEliminar
  2. A minha pequenita anda iigual :(
    A primeira semana teve o choro da separação mas a novidade das novas rotinas.
    A segunda semana já não teve choro na separação e andou entusiasmada com tudo.
    Agora, esta terceira já está a custar outra vez. Já sabe o que a espera. Já não tem o entusiasmo e hoje ficou a chorar :(
    Um beijinho para a tua pequenina. Vamos ter calma que isto são mesmo fases naturais, quase todos passam por elas. Mas as mães têm mesmo de ter coração à prova de bala. Não é nada fácil.
    Beijinho para ti.

    ResponderEliminar
  3. Força sofia, e uma mãe sofre tanto ao ver os nossos filhos quando não estão bem e não sabemos como a ajudar. Fala com a educadora e auxiliar, pede ajuda na adaptação da Inês. BJS Isabel (fórum)

    ResponderEliminar
  4. Passei tb por isso, com aquela frase dita pelo meu mais velho que está (e estará) gravada para sempre dentro de mim"não me deixes. Vai ser mais um dia triste, longo e só".
    Sei o que custa. Doí horrores, a eles e a nós. Sentimo-nos pequenos mas a verdade é que com o tempo, as coisas vão lá. Não digo isso para te animar porque é normal estares preocupada e triste. Só para que te lembres que depois da chuva, vem novamente um sol e um arco-íris.

    BJOS

    ResponderEliminar