quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Coitados dos Homens" **

que sei eu, que estou há 4 anos em pleno no papel da Anita Mamã ?
Pois, também eu estou neste papel de "Anita Mamã", daí que os pratos nesta balança dancem uma música algo mais alternativa, mais fora do sistema, mas nem por isso fora do baralho.
Sim, porque a minha avó também encarnava o papel de Gata Borralheira cruzada de Anita Mamã e o meu avô era em tudo diferente do Pai cá de casa.
Se o meu avô chegava a casa e se lhe apetecia alguma coisa que não o que a minha avó tinha programado, não se coibia de o manifestar, alterando vezes sem conta os planos dela.
Já o Pai cá de casa é capaz de chegar ali a tocar as 8 da noite e ao ver a minha cara de cheia, cara de fora de mim, aquela cara de quem passou um dia ou, vá lá, uma tarde de fitas e birras que a paciência não soube levar, e o fogão ainda desligado, chega a ser capaz de pegar nos tachos e improvisar uma qualquer "bodanga" (aka mistela de algo, que já se tornou num dos pratos mais aclamados por cá, principalmente quando acompanhados de massa).
O Pai cá de casa, ainda antes de ser pai, já manuseava um aspirador e um swifer na perfeição, perfeitamente capaz de limpar uma casa de banho ou um fogão sujo até "às paredes"! Mesmo que, às vezes, para tal tivesse de ser encaminhado.
E quando a aqui a Je se viu com sentença de repouso por causa de um descolamento de placenta, o recém pré-pai virou homem trabalhador e homem doméstico, já que a única coisa que eu fazia por aqueles dias era o almoço, escolhia os lençóis e ajudava a escolher a roupa que ele punha a lavar.
Ele só não conseguiu domesticar o ferro, ou será ao contrário?!... Esse só mesmo com peças lisas e com muito tempo e cuidado
No fundo o Pai cá de casa resume-se na frase que a mãe por várias vezes diz: Tu saíste-te muito bem! Mas, realmente, não foi graças a mim.
E sim Gralha, os abraços e beijos dados à mãe às vezes custam-lhe muito. Até o preferir a mãe quando cai, consegue doer como se de uma ferida se tratasse.

Por isso Mãe que capotou, o Pai cá de casa é dos que ajuda, dos que divide tarefas, dos que têm tarefas exclusivas com ela, dos que brincam no chão quando lhes apetece mas é esticar no sofá, dos que pedincham beijos e ficam felizes por ser ela a atender o telefone, dos que se levantavam a fazer o leitinho que ela nunca se ficava só com a maminha...
Mesmo que às vezes desligue, mesmo que até me queixe, zangue e barafuste, a verdade é que é um Pai à maneira!

** O mote deste post: este artigo e uma perguntinha num certo blog
Mais reflexões:
- *

5 comentários:

  1. Ainda bem, Sofia, é sempre refrescante um pai que contrarie as estatisticas ;)
    O que fizeste, e/ou que o pai desta tua casa fez, é uma mini-revolução, ou uma evolução, que merece ser mais exposta. Um pai que não tinha sido educado para ser "à maneira", mas acabou por se adaptar. Ainda bem !
    Consegues expor o teu/vosso "método" ? Acredito que possa ser util... podes passar outra vez la no blogue, por favor ?

    ResponderEliminar
  2. Dou os meus parabéns ao Pai ai de casa.
    E confesso que felizmente cá por casa o pai também se desenrasca muito bem. Não fica nada atrás de mim, muito pelo contrário.

    E o S. ao ler o tópico acabaste de me dar uma ideia p o jantar de hoje. Uma mistela com massa, rápido e sai sempre bem lol.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Que belo Pai tens aí em casa!!

    Por cá o Pai é impecavel.. nem sempre foi.. trouxe habitos terriveis que nem lembram a ninguém... Também foi feito uma especie de "reset" ;)... Resultou na maior parte das minhas exigencias mas ainda tem umas arestas para limar...
    Agora que está em casa, não me preocupo com quase nada.. as unicas coisas que não faz é comer e por roupa a lavar...

    Sofia.. Li a aventura da muda da fralda à luz de lanterna!! Sim senhor!! Grande Pai!!!

    :)


    Beijinhos,
    Ang3ll

    ResponderEliminar
  4. Que cabeça a minha... Que por o Homem de dieta... Não cozinha... Se bem que se comesse menos não lhe fazia mal.. :P


    Beijinho,
    Ang3ll

    ResponderEliminar
  5. Olá Sofia,

    Tenho andado um pouco retirada do blogue, mas passei para te desejar um excelente fim de semana e para deixar um beijinho para ti e para a tua filha que está a ficar crescida. Li o post anterior sobre a ida ao médico.E quero também dizer-te que o meu post sobre as fotos das túlipas não está esquecido.

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar