quinta-feira, 16 de setembro de 2010

(dela)

Voltar das férias e recomeçar custa sempre tanto...
Custou-lhe a ela, que entrou entusiasmada no elevador, mas à porta de casa parecia nem a reconhecer e não queria entrar. Não dava com os sítios e de frente para a caminha dela encolheu os ombros quando o pai lhe perguntou por ela!
E as férias fazem sempre bem!
Vem muito mais desenvolvida e ainda sente a falta das pessoas.

Antes de irmos, aprendeu o "O", pelo teclado do computador, entretanto foi mostrando curiosidade pelas letras e quando fomos para o Algarve já reconhecia o "A" e o "U", de Trás-os-Montes veio a saber o "I" e na minha mãe foi a vez do "K" e do "P". O "E" aconteceu algures entre o "U" e o "I", mas pela dificuldade em dizer o seu som, demorou mais a sair!
E aprendeu também o 1, pelo telefone da minha mãe.
E aplica direitinho o um e uma. É giro vê-la agarrada à caneca a dizer que só tem "uma" enquanto agarra a pega!
Entretanto também passou a aplicar os artigos e já somos "a mamã" e "o papá", "a mão" e "o pé". E os meus ganchos são "o pau"!!!

Posso e devo dizer que a primeira cantiga que ela também canta é a do caracol:
Caracol,
Caracol,
Põe os corninhos ao sol!
Na versão dela é:
Carcol,
Carcol,
Carcol
enquanto dança...

Ontem ao almoço "cantava" comigo e à noite com o pai, cantigas sem eira nem beira, frases com ritmo que vamos fazendo, a fazer de conta que são cantigas :)

E o seu pé de Cinderela está a deixar de ser 23 para 24. Os primeiros já estão a ficar pequenos e os segundos a deixar de ser grandes!

E aprendeu a beber de copo normal!

5 comentários:

  1. :-) Bom fim-de-semana e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  2. ah... estava a ver que não tinhas novidades das férias ;)
    gostou mesmo da palavra caracol :D
    Os pés delas crescem imenso... há um par de sapatos que a Helena adorava... uns vermelhos que deixaram de servir... e ela continuava a ir buscar para os calçarmos... até que tive mesmo de os esconder de vez :) é doida dpor sapatos :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Nem imaginas o que fazes de bem, estar de certa forma a registar a evolução da tua filha. Eu tenho pena de não ter feito isso com os meus. Tenho algumas coisas escritas, mas poucas. Eles crescem muito rápido e quando damos por nós, então se temos mais do que um, já não sabemos muitas vezes ao certo quem dizia, ou fazia o quê.
    Gosto muito de passar por aqui.
    Beijinhos para as duas

    ResponderEliminar
  4. Ai que bem q ela bebe pelo copinho, e tas a ver q salto qq dia sabe o alfatecto todo. Muitos parabens bjs

    ResponderEliminar